Ação vai comemorar o Dia Mundial do Rim

 

O cuidado com o Rim, merece um dia especial e é mundial comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, neste ano  no dia de 14 março e várias ações estão programadas para abranger o maior número de pessoas.

 

Os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos últimos anos, quer seja por eventos globais, como a pandemia da Covid-19, gerou um aumento significativo de pacientes que desenvolveram a insuficiência renal e que agora necessitam de Hemodiálise e Transplantes.

 

A APAR – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina, dentre suas ações prioritárias de prevenção, realizará sua Campanha “Dia Mundial do Rim 2024”, no dia 14 de março (quinta-feira) na Capital, na Avenida Paulo Fontes, entre o Mercado Público e TICEN, no período das 09 às 16hs visando o grande fluxo de pessoas no local. Para tanto, serão realizados exames de glicemia e aferição de pressão arterial, distribuição de materiais alusivos ao dia, bem como, informações a população por multiprofissionais de saúde sobre o estado dos rins e a instalação de um rim gigante medindo mais de 2,5 metros. A expectativa é atender mais de 800 pessoas ao longo do evento.

Com participação e parcerias de apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis/Secretaria Municipal de Saúde e das Sociedades Brasileira de Nefrologia entre outros profissionais e entidades representativas do segmento, sempre objetivando a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

A Doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. Atualmente, ela acomete 1 em cada 10 brasileiros e, em geral, não provoca sintomas (silenciosa) nos estágios iniciais. Por isso, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença (Dosagem de Creatinina no sangue e exame de Urina).

Finalmente, alertar os principais grupos de risco como Hipertensos, Diabéticos, idosos, obesos, usuários de anti-inflatórios, entre outros, e que a Doença Renal Crônica pode ser prevenida quando diagnosticada de forma precoce, pode ser controlada.

Sobre o Rim e os transplantes

São responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas produzidas pelo organismo, controlar a água e o sal do nosso corpo, controlar o potássio, o cálcio e o fósforo necessários ao dia a dia e produzir hormônios que regulam a pressão sanguínea e evitar a anemia e o enfraquecimento dos ossos.

Em Santa Catarina temos aproximadamente 4.000 pacientes em hemodiálise e 829 pacientes na fila de transplante de rins. No Brasil são 155.000 pessoas fazendo hemodiálise e 38,9 na fila de transplante de rim. E por que os números se diferem? O presidente da APAR explica: “As pessoas com insuficiência renal crônica muitas vezes já chegam com a situação muito agravada e que não a coloca apta a enfrentar um transplante. Por isso é cada vez mais importante reforçarmos a importância da prevenção, uma vez que a doença renal é silenciosa”, explica Humberto Mendes.

SERVIÇO:

O quê: Conscientização sobre a importância do cuidado com os rins 

Como: Prestação de serviços gratuitos de aferição de pressão e testes de glicemia em tenda montada de 10 m2 e um rim gigante inflável para chamar atenção da população, com 2,5 metros com distribuição de folheteria

Quando: 14 de março (quinta-feira) – das 9 às 16 horas

Onde: Avenida Paulo Fontes em frente ao TICEN no Centro de Florianópolis