Cartilha sobre alimentação para pacientes renais: http://fenapar.com.br/site/public/downloads/livro_cozir_2_completo.pdf
NUTRIÇÃO PARA PACIENTES EM DIÁLISE
Pessoas bem nutridas resistem mais às infecções, às cirurgias e ao próprio tratamento dialítico. Portanto, quem faz dialíse, seja ela peritoneal ou hemodiálise, deve cuidar da sua alimentação e do seu estado nutricional, pois esta é uma tarefa tão importante quanto tomar os medicamentos na hora certa e comparecer ás consultas e sessões de diálise.
O nutricionista é o profissional que pode lhe acompanhar, dando orientações apropriadas, pois cada pessoa tem sua própria necessidade de alimentos e complementos alimentares ou um peso ideal a ser atingido.
Na insuficiência renal, situação na qual os rins estão com perda parcial ou total de suas funções,não é possível eliminar o excesso de sódio do organismo e manter o equilíbrio apropriado entre a quantidade de sódio e água no corpo.
Fazendo com que a água, que deveria ser eliminada na forma de urina, fique retida no corpo, manifestando-se com inchaço(edema) nos pés, pernas, abdômen, ou na face. Em casos mais graves, piora da pressão arterial, das funções cardíacas e dos pulmões.Situações estas exigem atendimento médico de urgência.
CUIDADOS COM POTÁSSIO
Elemento fundamental no funcionamento dos músculos de todo o nosso corpo, inclusive os do coração e das células nervosas. Contudo na insuficiência renal, o excesso de potásio não eliminado traz sérias complicações como:
-Fraqueza, cãibras e principalmente para o coração como parada cardíaca.
Por isso é importante que você conheça quais são os alimentos ricos em potássio e como reduzir a ingestão.
Veja alguns alimentos ricos em potássio:
- Banana
- Mamão
- Carne
- Batata
- Feijão
- Chocolate
- Amendoim
- Temperos concentrados
- Café solúvel
- Molho de tomate
- Beterraba
- Hortaliças cruas.
FÓSFORO E O CALCIO
São dois minerais que ajudam a manter os ossos fortes.Na insuficiência renal, o fósforo não pode ser eliminado na urina, ficando acumulado no organismo.Altos níveis de fósforo fazem com que o cálcio seja retirado dos ossos, causando sério danos como dores nos ossos e quebraduras fáceis, é importante manter o fósforo em níveis adequados no sangue.
Alimentos que contém grandes quantidades de cálcio contém também fósforo. São eles:
-Alimentos derivados do leite
- Carnes
- Ovos
- Legumes
- Casca dos cereais.
DIABETES - SAIBA COMO SE CUIDAR
1) O que é Diabetes?
É uma doença na qual o paciente apresenta níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue. É causada por uma falta absoluta ou relativa de insulina ou pela capacidade reduzida das células em utilizar a insulina.
2) Quais os principais sintomas?
- Cansaço fácil
- Aumento do apetite
- Emagrecimento
- Urina aumentada
3) Fatores que levam ao aparecimento da doença:
- Sedentarismo
- Fatores genéticos
- Obesidade
4) Complicações da doença:
- Problemas de visão
- Feridas que demoram a cicatrizar
- PROBLEMAS RENAIS
5) Como tratar?
O tratamento é feito com dieta, medicamento e exercícios físicos.
TRATAMENTO NUTRICIONAL
- Manter horários específicos para as refeições, alimentando-se a cada 3 horas.
- Evitar jejum prolongado e grandes quantidades de alimentos durante as refeições (comer pouco e de 5 a 6 vezes ao dia).
- Preferir alimentos ricos em fibra: arroz integral, pão e biscoitos integrais, massas integrais, frutas, verduras e legumes.
- Consumir pouco sal.
- Substituir o açúcar pelo adoçante. CUIDADO: Indivíduos hipertensos (com pressão arterial alta) não devem usar adoçantes que contenham ciclamato e sacarina pois são fontes de sódio.
- Não consumir alimentos ricos em açúcar, como: doces, balas, geléias, bolos, mel, refrigerante, compotas de frutas, entre outros.
- Utilizar alimentos diet.
- Evitar bebidas alcoólicas.
- Evitas alimentos ricos em gorduras: carnes gordas, lingüiças, salames, frituras, leite integral e queijos amarelos.
OUTRAS DICAS
- Leia sempre o rótulo dos produtos alimentícios e verifique a quantidade de açúcar. As palavras: glicose ou glucose, mel, melaço, xarope de glucose, xarope de milho, açúcar invertido ou dextrose, indicam a presença de “açúcar” nos alimentos.
- Tome cuidado com o que pedir em restaurantes e lanchonetes.
- Verifique sempre todos os ingredientes do prato.
- Faça exercícios físicos regularmente, sempre com orientação médica.
- Mantenha cuidados com os pés, evitando qualquer tipo de ferimento.
- Controle regularmente a taxa de glicose (açúcar) através de exames de sangue e urina.
Material cedido por:
Viviane Rodrigues Gonçalves da Silva
Nutricionista
CRN-2/SC 7178.