Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira de março, em 2023 ele foi comemorado em 09 de março e várias ações foram programadas para abranger o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos últimos anos, quer seja por eventos globais, como a pandemia da Covid-19, ou por catástrofes ambientais, demonstraram a necessidade de todos os setores da sociedade estarem preparados para o inesperado. E isso, especialmente, para proteger e cuidar dos mais vulneráveis. Quando esses eventos acontecem, os pacientes com doenças renais estão entre os que apresentam maior vulnerabilidade.

Diversas peças publicitárias foram produzidas para utilização em eventos, em mais de 800 localidades no país, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ruas, entre outras.

A APAR – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina, dentre suas ações prioritárias de prevenção, realizou sua celebração do “Dia Mundial do Rim 2023”, no dia 16.03.2023 (quinta-feira) na Capital, na Avenida Paulo Fontes, em frente ao TICEN, no período das 09hs até 17hs visando o grande fluxo de pessoas no local. Neste evento foram realizados mais de 1.300 atendimentos com exames de glicemia e aferição de pressão arterial, distribuição de materiais alusivos ao evento, bem como, informações a população por multiprofissionais de saúde.

Com participação e parcerias/apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis/Secretaria Municipal de Saúde, SBN- Sociedade Brasileira de Nefrologia, ABCDT Associação Brasileira das Clínicas de Dialise e Transplantes, Associação Renal Vida, Associação Doce Vida, FENAPAR- Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil, entre outras entidades representativas no cenário nacional, com o objetivo de divulgar as informações relacionadas a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

A Doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. Atualmente, ela acomete 1 em cada 10 brasileiros e, em geral, não provoca sintomas (silenciosa) nos estágios iniciais. Por isso, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença (Dosagem de Creatinina no sangue e exame de Urina).

Finalmente, alertar os principais grupos de risco como Hipertensos, Diabéticos, idosos, obesos, usuários de anti-inflatórios, entre outros, e que a Doença Renal Crônica pode ser prevenida quando diagnosticada de forma precoce, pode ser controlada.

Conheça os principais gupos de risco para a Doença Renal Crônica:

Estão entre os grupos de risco para a Doença Renaç Crônica as pessoas com:

  • hipertensão arterial;
  • diabetes;
  • doenças dos rins ou do coração;
  • uso frequente de anti-inflamatórios;
  • idosos;
  • doença dos rins na família;
  • obesidade;
  • tabagismo;

 

 

A Doença Renal Crônica pode ser PREVENIDA! Quando diagnosticada de forma precoce, pode ser CONTROLADA!

"Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para TODOS!"