Campanha APAR 2017

A APAR

Balanço Social

BALANÇO SOCIAL DA APAR EM 2016 (clique para fazer o download)

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA APAR EM 2016 (clique para fazer o download)

 

BALANÇO SOCIAL DA APAR EM 2015 (clique para fazer o download)

 

 

INSTITUIÇÃO: Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina – APAR
CNPJ: 01.804.261/0001-27
ENDEREÇO: Av. Prefeito Osmar Cunha, 183 - Ceísa Center – Bloco A – Sala 908
NATUREZA JURIDICA: ( X ) Associação
REGISTRO Nº: (  ) CNAS    (  ) CEAS    ( X ) CMAS  (  ) NÃO SE APLICA
UTILIDADE PUBLICA: ( X ) Municipal  ( X ) Estadual  ( X ) Federal 
ISENTA DA COTA PATRONAL INSS: ( X ) Sim  (  ) Não
CLASSIFICADA COMO OSCIP (LEI 9.790/99): ( X ) SIM  (  ) NÃO
POSSUI CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (LEI 12.101/09):  ( X ) Sim  (  ) Não



RESPONSÁVEL NA ENTIDADE PELO PREENCHIMENTO DOS DADOS


Nome completo
: Humberto Floriano Mendes         
CPF: 460.750.319-68
Cargo/Função: Presidente
E-mail: humbertofmendes@bol.com.br



MENSAGEM DO PRESIDENTE

 

A APAR – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina, instituição, fundada em 08 de janeiro de 1997, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, com sede no município de Florianópolis, Estado de Santa Catarina e foro a Avenida Prefeito Osmar Cunha, nº 183 – Edifício Ceisa Center – Bloco A – sala 305/307- Centro, CEP 88015-900 - Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e também qualificada nos âmbitos municipal e estadual, cujos dirigentes não são remunerados, que congrega os pacientes renais crônicos de todo o Estado e busca, através de ações conjuntas com Entidades Públicas e Privadas, melhorar as condições de vida dos doentes em tratamento dialítico ou já transplantados.
Nossas ações são voltadas para Campanhas de Prevenção da doença renal, acompanhar o tratamento com qualidade nas clínicas de hemodiálise; fornecimento regular dos medicamentos básicos e de alta complexidade por parte do SUS, parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado de Santa Catarina, objetivando Campanhas de Doação de Órgãos para o crescimento do número de doadores, tendo por consequência, mais vidas salvas através dos Transplantes.

Destacamos no ano de 2015, a homenagem realizada na ALESC - Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Sessão Especial ao Sistema de Transplantes, reconhecimento da APAR e de pessoas importantes para o funcionamento do sistema estadual, mas que também emocionou a todos dando o devido reconhecimento aqueles que são peça chave nesse processo para salvar vidas: as famílias dos doadores. A APAR recebeu homenagem pelas campanhas de Doação de Órgãos, fruto de uma bela parceria junto a PROPAGUE, que são fundamentais para incentivar que os doadores avisem as suas famílias sobre a intenção de doar.

Destacamos também os relevantes serviços socioassistenciais na consecução e construção de uma Política Pública de Assistência Social, tem sido uma de nossas marcas, reconhecido por gestores públicos. Reafirmando parcerias como a Defensoria Pública Estadual e da União com Ações Civis Públicas quando das negativas de fornecimento de medicamentos e tratamentos essenciais à vida.   

Por tudo isso, a APAR está retornando à sociedade parte do resultado de suas atividades, ao estabelecer condições de levar Campanhas com os objetivos de Prevenção da Doença Renal a exemplo do DIA MUNDIAL DO RIM, no mês de Março/15 com atividades em Florianópolis com a presença do tenista Guga Kuerten e apoio com materiais de divulgação enviado para várias cidades do Estado, bem como a Realização do IV Seminário dos Renais Crônicos em Brasília em parceria com a FENAPAR- Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil  e de Doação de Órgãos, reduzir a barreira do preconceito e fomentar a conscientização pela voluntária doação de órgãos no Estado de Santa Catarina, mobilizando e disseminando a mensagem de esperança pela vida, bem como de promover o crescimento da consciência dos cidadãos, pela convivência de práticas de responsabilidade social e ambiental.

Considerando fundamental o debate institucional vista a parcerias e conhecimento, estivemos presentes em São Paulo junto a SBN- Sociedade Brasileira de Nefrologia, Ministro da Saúde e Senado na discussão do cenário nacional, por fim visando a adequação as legislações em debate ao novo Marco Regulatório das ONG’s.

Em 2015 obtivemos um bom desempenho em nossos planejamentos e estratégias de prestação de Serviços Gratuitos, Políticas Públicas e Sociais, além de Advocacy voltada ao empoderando dos pacientes na busca de Ações de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos, lembrando nosso Projeto do Grupo “Redescobrir” apoio psicossocial entre pacientes, familiares e cuidadores com Assessoramento de multiprofissionais para a efetivação de Direitos e Garantias, nos diversos aspectos do universo renal. Dentre nossas maiores vitórias podemos destacar a reedição do projeto de Lei nº 1.178 de 2011 na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara pelo Pl. 155/2015, junto a Deputada Zanotto objetivando o reconhecimento da patologia como Deficiência e junto ao movimento renal a Portaria nº 048 de 29.09.2015 na incorporação de medicamentos no SUS. Destacamos ainda, distribuição de medicamentos, suplementos alimentares, cestas básicas, entre outras ações sociais.

É com grande satisfação que apresentamos nosso Balanço Socioambiental que constitui uma ferramenta de transparência institucional  e de responsabilidade social, onde destacamos o aporte de nossos recursos na busca contínua da solidez financeira, planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento para oferta de novos serviços gratuitos por melhor qualidade de vida aos Deficientes Renais em tratamento dialítico ou já transplantados, razão dos recebimentos das Certificações de Responsabilidade Social, além do Ministério da Justiça como OSCIP/Federal e Estadual pela ALESC, mérito por considerarmos as prestações de contas dentro de rigorosos critérios exigidos.

Juarez Alves Nunes
Presidente


MISSÃO


Contribuir, Promover, Informar e Consolidar, através de ações junto a sociedade em benefício dos Deficientes Renais e outras patologias, com foco na Prevenção e Busca na qualidade de vida e direitos, reduzindo a barreira do preconceito e fomentando a conscientização pela voluntária doação de órgãos, mobilizando e disseminando a mensagem de esperança pela vida.

AÇÕES SOCIAIS / 2015

Foto sem legenda
02.02.15 - ASSINATURA DA REDIÇÃO DA PL 1178/2011 PARA PL 155/2015

No dia 02 de Fevereiro, primeiro dia da nova legislatura, a deputada Carmen Zanotto assinou a reedição da PL 1178/2011 para PL 155/2015, em seu gabinete na presença dos Senhores Humberto Floriano Mendes representante da APAR/SC e Diretor de Comunicação da FENAPAR e Renato de Jesus Padilha presidente da FENAPAR- Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil o qual vai ser submetido novamente à tramitação nesta casa (CD), pela deputada pois o autor do PL. original - 1178/2011 não está em exercício nesta legislatura.
Vale lembrar que o novo PL 0000/2015, em seu teor inicial, já transitou e foi aprovado nas comissões, logo acreditamos em maior velocidade nos trâmites dentro das Comissões na Câmara dos Deputados, e no trabalho incansável Deputada Carmen Zanotto do PPS/SC, agora autora do novo PL155/2015.

 

Foto sem legenda
Foto sem legenda
13.02.15 - A APAR REALIZA ENTREGA DE DOAÇÕES NO HOSPITAL INFANTIL / UNIDADE RENAL INÍCIO DE UMA GRANDE PARCERIA
Foto sem legenda
20.02.15 - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO VOLTA A FORNECER NEGATIVA DE MEDICAMENTOS

Após reunião da APAR e AMUCC junto a representante da SES/SC, no dia 10/02/2015 através da Portaria nº 49 de 10/02/215 foi reestabelecido o fornecimento de negativas de medicamentos, insumos e procedimentos não padronizados por parte dessa! Dessa forma aqueles que necessitarem de negativas referente a medicamentos devem dirigir-se à Secretaria de Estado de Saúde e preencher formulário específico, como já vinha sendo feito antes da suspensão. Para maiores informações segue a Portaria publicada no Diário Oficial em 11/02/2015.
Imagem: portaria nro 49

Foto sem legenda
27.02.15 - APAR ASSOCIAÇÃO DOS PACIENTES RENAIS DE S.C ELEITA PARA O CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SC
Foto sem legenda
04.03.15 - REUNIÃO JUNTO A CONSULTORIA JURÍDICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO PARA DISCUTIR A ATUAL SITUAÇÃO DO FORNECIMENTO DE NEGATIVA ESTADUAL REFERENTE AO PEDIDO DE MEDICAÇÃO DE ALTO CUSTO

No último dia 04 a APAR participou de reunião junto a Consultoria Jurídica da Secretaria de Saúde do Estado para discutir a atual situação do fornecimento de negativa estadual referente ao pedido de medicação de alto custo. No final de 2014 a Secretaria de Estado suspendeu o fornecimento da referida negativa, documento essencial para abertura de ação judicial de solicitação de medicamento de alto custo. A partir disto acordou-se que o Estado voltará em breve a fornecer o documento, conforme acordado em reunião na Secretária da Saúde de S.C. juntamente com a AMUCC e outras entidades presentes.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
10.03.15 - CAMPANHA DIA MUNDIAL DO RIM 2015

Evento de divulgação e prevenção da doença renal crônica no beira mar shopping com participação do tenista Guga Kuerten.

Foto sem legenda
10.03.15 - PRÊMIO COLUNISTAS SANTA CATARINA 2014

APAR e PROPAGUE recebem "PRÊMIO COLUNISTAS SANTA CATARINA 2014", na noite de ontem, pela campanha de doação de órgãos, presentes nosso Presidente Sr. Juarez Alves Nunes e os Diretores da Propague Rodrigo Poersch, Marcel Ferreira e Melina Costa.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
12.03.15 - CAMPANHA REALIZADA PELO ESTADO TEVE INCENTIVO DA APAR COM MATERIAL DE APOIO ENVIADO AOS PARTICIPANTES
Foto sem legenda
07.04.15 - REALIZAÇÃO DO IV SEMINÁRIO DE RENAIS CRÔNICOS E TRANSPLANTADOS

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) destacou, nesta quinta-feira (07), como um marco importante na luta em defesa dos renais crônicos a realização do seminário, na Câmara dos Deputados, para debater os problemas de atendimento enfrentados pelos pacientes na rede pública e nos hospitais conveniados aos SUS (Sistema Único de Saúde). Promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família, a requerimento da parlamentar, o IV Seminário Renais Crônicos e Transplantados reuniu representantes de entidades, do DPU (Defensoria Pública Federal), do Ministério da Saúde e pacientes de todas as regiões do país.

Foto sem legenda
07.04.15 - REUNIÃO EM BRASÍLIA COM DR. JOSÉ EDUARDO FOGOLIN PASSOS, COORDENADOR GERAL DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO MS.

Assuntos abordados: Planejamento 12.03.15 Dia Mundial do Rim na Câmara dos Deputados, Calendário do grupo de trabalho dos renais (CONITEC, Cenário Nacional frente as novas RDCs).

Foto sem legenda
15.04.15 - REUNIÃO COM O DEPUTADO JOSÉ NEI ASCARI PARA DISCUSSÃO DA NECESSIDADE DE NOVA SEDE PARA APAR.
Foto sem legenda
24.04.15 - APAR E PROPAGUE RECEBEM - PRÊMIO COLUNISTAS SANTA CATARINA 2014 - .

A APAR e a agência de propagandas PROPAGUE foram premiadas pela campanha de doação de órgãos, presentes nosso Presidente Sr. Juarez Alves Nunes e os Diretores da Propague Rodrigo Poersch, Marcel Ferreira e Melina Costa.

Foto sem legenda
05.05.15 - ENTREGA DA TELEVISÃO PARA AS CRIANÇAS DA UNIDADE D (UNIDADE DE RIM) DO HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO

Resultado da campanha promovida pela Fernanda "Shake Solidário" em parceria com a APAR!

Foto sem legenda
07.05.15 - REPRESENTANTES DA APAR JUNTO AO PRESIDENTE DA FENAPAR (RENATO PADILHA) EM BRASÍLIA - DF PARA O IV SEMINÁRIO DE RENAIS E TRANSPLANTADOS

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) destacou, nesta quinta-feira (07), como um marco importante na luta em defesa dos renais crônicos a realização do seminário, na Câmara dos Deputados, para debater os problemas de atendimento enfrentados pelos pacientes na rede pública e nos hospitais conveniados aos SUS (Sistema Único de Saúde). Promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família, a requerimento da parlamentar, o IV Seminário Renais Crônicos e Transplantados reuniu representantes de entidades, do DPU (Defensoria Pública Federal ), do Ministério da Saúde e pacientes de todas as regiões do país.

Foto sem legenda
07.05.15 - IV SEMINÁRIO DE RENAIS CRÔNICOS DE TRANSPLANTADOS

O Evento realizado, em Brasília-DF, partiu do anseio da FENAPAR junto a Deputada Carmen Zanotto e promovido pela Comissão de Seguridade Social, a requerimento da Deputada.  O IV Seminário reuniu representantes da Defensoria Pública da União, do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – SOBEN, de entidades do segmento e de pacientes de todas as regiões. 

Foto sem legenda
02.07.15 - REUNIÃO COM A PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA - SBN

No dia 02 de julho fomos convidados a participar, junto a FENAPAR, de reunião com a Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN, Dra. Carmen Tzanno e outras integrantes da diretoria. Tal encontro teve o intuito de discutir a prevenção da doença renal, políticas públicas, operadoras de saúde e novas tecnologias, assuntos de relevância ímpar para nosso trabalho.
Na ocasião o presidente da FENAPAR, Sr. Renato Padilha, entregou a Dra. Carmen um ofício da federação solicitando apoio da SBN para que incentivasse seus associados a contribuírem na Consulta Pública nº18 da CONITEC que dispõe sobre a incorporação de dois medicamentos no rol do SUS para o tratamento do hiperparatireoidismo secundário. Abaixo é possível visualizar fotos de todos estes momentos.

16.07.15 - PARTICIPAÇÃO EM WORKSHOP SOBRE A LEI Nº 13.019 - MARCO REGULATÓRIO DAS ONGS
Foto sem legenda
30.09.15 - CONSULTA PÚBLICA RESULTA EM VITÓRIA DO MOVIMENTO RENAL

A Secretaria de de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde publicou em Diário Oficial na data de HOJE (30/09) a Portaria nº 48 de 29/09/2015 que torna pública a decisão de incorporação do cloridrato de cinacalcete e paricalcitol para pacientes com hiperparatireoidismo secundário. Depois de tanta luta por mais opções de tratamento vencemos hoje mais uma de nossas batalhas.

Foto sem legenda
23.10.15 - FEDERAÇÃO TEM DESTAQUE NA REVISTA DA SBN E APAR ESTAVA PRESENTE NA REUNIÃO!

FENAPAR é prestigiada na revista "SBN Informa" da Sociedade Brasileira de Nefrologia do 3º trimestre. A reportagem conta com foto e fragmentos das falas dos participantes da primeira reunião de aproximação entre a sociedade médica e as associações de renais!

Foto sem legenda
28.10.15 - MOBILIZAÇÃO DOS PACIENTES RENAIS

A Associação junto a outros atores do segmento esteve presente em reunião com Ministro da Saúde no dia 27, como pauta de discussão o cenário atual dos tratamentos renais substitutivos.  Com auxilio potiguar, foi agendada reunião com o atual Ministro da Saúde, o médico piauiense, Dr. Marcelo Castro. Para tanto, o nefrologista Dr. José Euber Pereira Soares havia exposto ao Senador Garibaldi Alves Filho a situação dramática da TRS brasileira, e com muita sensibilidade, o senador marcou este encontro que trouxe novas esperanças ao setor.

Foto sem legenda
29.10.15 - APAR MAIS UMA VEZ CERTIFICADA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA COMO ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO - OSCIP

Desde 2007 a Associação é agraciada com a certidão por manter as prestações de contas sempre dentro dos rigorosos critérios exigidos pelo Ministério. Nos sentimos agraciados!

Foto sem legenda
19.11.15 - PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO HU PARA ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS

A APAR em parceria com a Associação Amigos do Hospital Universitário de Florianópolis entrega Cestas Básicas aos pacientes renais em hemodiálise no HU.

Foto sem legenda
23.11.15 - MATÉRIA VEICULADA NO DIÁRIO CATARINENSE

Matéria do Diário Catarinense 23.11.2015- Excelência da APAR e Propague proporciona resultado substancial na Doação de Órgãos.

Foto sem legenda
25.11.15 - CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

APAR agraciada em mais uma edição da Certificação de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC. Esta é a 4ª edição que participamos e este o 4º Certificado que recebemos!

Foto sem legenda
25.11.15 - REUNIÃO NA DEFENSORIA PÚBLICA

Audiência na Defensoria Pública do Estado com a Dra. Dayana Luz para discutir estratégias nas Ações Públicas de COPARTICIPAÇÃO e TRANSPORTE DE PACIENTES RENAIS em Florianópolis.

Foto sem legenda
27.11.15 - SESSÃO ESPECIAL DE HOMENAGEM À SC TRANSPLANTES

Sessão Especial de homenagem ao Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes), ontem (26) na ALESC. O evento homenageou pessoas importantes para o funcionamento do sistema estadual, mas também emocionou a todos dando o devido reconhecimento aqueles que são peça chave nesse processo para salvar vidas: as famílias dos doadores. A APAR recebeu também homenagem pelas campanhas de Doação de Órgãos, fruto de uma bela parceria junto a PROPAGUE, que são fundamentais para incentivar que os doadores avisem as suas famílias sobre a intenção de doar. Parabéns a todos!

Foto sem legenda
03.12.15 - ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO GRUPO REDESCROBRIR

Encontro de encerramento do Grupo Redescobrir em 2015. O grupo Redescobrir é um grupo de apoio psicossocial entre pacientes em hemodiálise, familiares e cuidadores. Coordenado por Assistente Social e Psicólogo os encontros acontecem quinzenalmente e debatem diversos aspectos do universo renal. Em 2016 com cronograma para realizar as atividades em novo espaço!



AÇÕES SOCIAIS / 2014

Foto sem legenda
18.12.14 - APAR CONVIDADA PARA DIPLOMAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS, ESTADUAIS E SENADO DE SC

APARSC presente no cerimonial de diplomação da Deputada Federal Carmen Zanotto, relatora da Lei 1.178 que reconhece os Renais como pessoas com deficiência.

 

Foto sem legenda
10.12.14 - PREMIAÇÃO - CAMPANHA DA APAR 2014 - DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - FILMES -

Reconhecimento na Mídia

A Associação de Pacientes Renais, recebeu no fim de semana o Prêmio Colunista pela Campanha Integrada na Categoria Produtos e Serviços Comunitários - Desenvolvida pela Propague para estimular a Doação de Órgãos.

PRÊMIO: Categoria: Produtos e Serviços Comunitários
Ouro

“Tem Coisas Que Sua Família Não Precisa Saber”, da PROPAGUE para Apar – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina.

 

Foto sem legenda
Foto sem legenda

17.12.14- ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES 2014 DO GRUPO REDESCOBRIR.

Na última quarta-feira (17/12) tivemos a confraternização de encerramento das atividades do Grupo Redescobrir para o ano de 2014. Projeto visa oferecer um espaço de reuniões entre os atores da doença renal (pacientes, familiares e cuidados), mediadas por Psicólogo e Assistente Social, além do suporte de um Advogado para encaminhamento das demandas.

Trabalho com grupos: Grupo "Redescobrir" agregando conhecimento e experiência.

O grupo "redescobrir" surgiu da necessidade de amparar os renais crônicos através de equipe profissional que se propõe a mediar os usuários em seus anseios, dores e medos para que então descubram algo novo: uma existência mais verdadeira e menos sofrida.
As reuniões acontecem quinzenalmente, entre os objetivos de instaurar um espaço de diálogo entre profissionais da Psicologia e nossa Assistente Social, permitindo a escuta destes usuários e familiares, possibilitando a promoção da autonomia, superação das violações, empoderamento, informações, socializar e promover a política de assistência social.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
10.12.2014 APAR- AGRACIADA COM CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL-3º ANO CONSECUTIVO.

Pelo 3º ano consecutivo a APAR-ASS.PACIENTES RENAIS DE S.C. foi agraciada com a Certificação de Responsabilidade Social em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de S.C.

APAR- NOITE DE PREMIAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2014.

O prêmio tem como objetivo prestigiar, estimular, difundir e reconhecer o esforço das Empresas Privadas e Entidades Sociais de Santa Catarina que tenham a responsabilidade social incluída em suas Políticas de Gestão, contando com o comprometimento social da Empresa, Entidade, Dirigentes, Funcionário e Voluntários.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
27.11.14 REPRESENTANTE DA APAR E DIRETOR DA FENAPAR CONVIDADO PARA EVENTO EM S.P.

Participação da FENAPAR no 2º Encontro N@cional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais de Saúde. Momento de conhecer esse universo de comunicação e possibilitar levar informações da Patologia Renal no Brasil.

Oportunidade de contato com as Representantes do Ministério da Saúde Dra. Maria Inez P. Gadelha-SAS e Dra. Aline Silveira Silva-DGITS, palestrando assuntos como Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas e Novas Tecnologias, e Melhorias de acesso aos Usuários para contribuir nas consultas Públicas.

Foi oportunizado a FENAPAR encontro no MS para discutir a gravidade do
HIPERPARATIREOIDISMO Secundário em Pacientes com IRC, bem como, Protocolo Clínico e Diretrizes encaminhado pela SBN
Galeria de Fotos

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
19.10.14 APAR CONTEMPLADA COM VEÍCULO.

APAR reconhecida a nível Federal por suas atividades em SC é contemplada com automóvel, possibilitando ampliação dos trabalhos Administrativos, Campanhas Doação de Órgãos, Prevenção, realização de visitas pela Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapia e Advogado.
Galeria de Fotos

Foto sem legenda
19.10.14 APARSC desde 2007 Certificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP

Após encaminhamento de documentos, relatórios de atividades e informações contábeis para o Ministério da Justiça, mais uma vez fomos agraciados pelo reconhecimento como OSCIP.
Galeria de Fotos

Foto sem legenda
15.10.14 APAR - Membro do Grupo Permanente instituído pelo Ministério da Saúde.30.09.14

Momento histórico, reunião no Ministério da Saúde, grupo permanente de políticas públicas para Renais- IRC.
RELEASE:
Reunião em 30.09.2014 em Brasília no Ministério da Saúde, junto a Secretária de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção Especializada e Temática.

A Associação de Pacientes Renais (APAR-SC) representada pelo nosso Vice Presidente Sr. Humberto Floriano Mendes e Diretor de Comunicação da FENAPAR-Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil, também presentes o Sr. Renato Padilha - Presidente da FENAPAR e da Secretaria Sra. Neci Gomes da Silva Batista, reunidos com representantes do Ministério da Saúde o Sr. José Eduardo Fogolin Passos – Coordenador- Geral de Média e Alta Complexidade e da Sra. Andreia Pereira , pautaram as seguintes definições para a Formação de Grupo Permanente de Atenção à Pessoa com Doença Renal Crônica, como segue:

1- Reconhecimento, Legitimação e Normatização do Grupo Permanente de Atenção à Pessoa com Doença Renal Crônica junto ao Ministério da Saúde;

2- Definição dos membros permanentes, determinando representantes de Federações de Pacientes/Usuários, Departamentos do Ministério de Média e Alta Complexidade, Atenção Básica, entre outros, relacionados a patologia, a exemplos CONITEC- Comissão Nac. de Incorporação de Tecnologias, SNT- Sistema Nacional de Transplantes, CNS-Conselho Nacional de Saúde etc., com calendários definidos ordinários de 06 meses e 02 meses de atualizações e extraordinário;


3- Definidos planos emergenciais de Prevenção da DRC, com elaboração de Campanhas voltadas a esclarecer as doenças de base como Hipertensão e Diabetes, com encaminhamento para área de propaganda do Ministério da Saúde, além da criação de panfletos e cartazes informando a necessidade do exame de Creatinina e do profissional especializado, o Nefrologista, direcionados as unidades básicas de saúde e a elaboração de esboço de cartilha de informações voltada aos pacientes em Diálise;

4- A FENAPAR preocupada com a evolução do hiperparatireoidismo secundário em pacientes renais, entregou o novo Protocolo clínico terapêutico elaborado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), solicitando assim providências urgentes e maior proximidade com a CONITEC;

5- Finalizando, temas da próxima reunião relacionada a área Assistencial, Diferenças Regionais no Cuidado na DRC, Presença do Representante da CONITEC, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Representação Médica Federal na busca pela indicação e prescrição de exame de creatinina, Pontos Preocupantes da portaria nº 389 de 13 de Março de 2014 e adesão a mesma.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
27.09.14 DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS!!!! Campanha de prevenção no parque coqueiros.

Juntamente com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, SC-Transplantes e o Hospital Regional, estiveram no parque de coqueiros (próximo ao Centro de Saúde) em um trabalho alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos!!!

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
27.09.14 APARSC no XXVII Congresso Brasileiro de Nefrologia em BH

A APAR convidada e em participação com a FENAPAR- Federação Nacional, na busca de informações e atualizações da patologia, bem como, reuniões com representantes da ABCDT e SBN focado no atual momento da IRC no país.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
05.09.14 APAR - TOMA POSSE NO CONEDE/SC

No dia 04 de setembro de 2014, a APAR - ASSOCIAÇÃO DOSPACIENTES RENAIS S.C. TOMOU POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO, FICANDO NOSSA ASSISTENTE SOCIAL JÉSSICA BIEGER CRESS 6612/SC COMO TITULAR REPRESENTANDO A APAR.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
05.09.14 O Projeto de Fisioterapia na Hemodiálise no Hospital Universitário de Florianópolis.

Após atender os pacientes renais lotados na Clínica de Hemodiálise em São José, no mês de Agosto de 2014 o projeto inicia uma nova fase, agora com o Hospital Universitário com a parceria da Associação dos Amigos do H.U.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
28.08. 2014 PARTICIPAÇÃO NO IV ENCONTRO REGIONAL PARA REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES DA AMÉRICA LATINA MEMBROS DA IAPO.

Evento realizado de 21 a 23 de Agosto de 2014, no Rio de Janeiro, primeira participação da APAR já como membro efetivo.

Temas debatidos:
-Assistência Sanitária/Universalidade em Saúde/Enfermidades
-Evolução de novas tecnologias em Saúde;
-Medicamentos biosimilares;
-Plano de ação 2014/2015;

Dia 23.08 -Seminário "A voz do paciente com as autoridades reguladoras de medicamentos"
Painéis: Adaptar as necessidades dos pacientes e a prioridade das autoridades reguladoras e Barreiras para a assistência Universal.
Participação de autoridades Brasileiras da Anvisa e Conitec.

Alguns Objetivos do evento e explorando Temas:
-Fortalecer as relações das organizações de pacientes membros da IAPO na América Latina;
-Compartilhar experiências e identificar melhores práticas;
-Identificar problemas e desafios comuns, para uma abordagem conjunta.

Temas: Cobertura Universal de Saúde, Enfermidades Transmissíveis, evolução das tecnologias entre outros.

Foto sem legenda
11.08.14 Realização do II ENCONTRO DOS RENAIS | DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS

A Associação de Pacientes Renais (APAR-SC) reuniu neste sábado, 30 de agosto, cerca de 300 usuários, familiares, profissionais da área de saúde, estudantes, além de convidados de outras associações do Estado no 2º Encontro dos Renais, em Florianópolis, os debates no Hotel Majestic giraram em torno da Defesa e Garantia de Direitos deste segmento, que em muitos casos dependem da Justiça para ter acesso à medicação, aos benefícios da previdência social, entre outros direitos. Entre os palestrantes do Encontro foram o Defensor Público-chefe na Defensoria Pública da União (SC), Dr. Gabriel Faria de Oliveira, e a socióloga Leoni Margarida Simm, presidente da AMUCC, Defensor Público Victor Hugo Brasil e o fundador da SOS Isenta, Célio Scholemberg.
Além da aprovação do Projeto de Lei 1178/2011, de autoria do Deputado Federal Jesus Rodrigues (PI), que reconhece como Deficientes Físicos e amplia suas garantias legais, e de relatoria da Deputada Federal Carmen Zanotto(SC). “A aprovação do PL na primeira comissão já pode ser considerada uma vitória. Estamos mobilizados, em todo o país, para garantir celeridade na tramitação, pois o reconhecimento dos renais crônicos como deficientes físicos vai trazer uma série de benefícios ao segmento.” “Com isso, os Sr. Juarez Alves Nunes, presidente da APAR.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
24.07.14 LANÇAMENTO DA NOVA CAMPANHA APAR 2014

A APAR lançou nova campanha sobre Doação de Órgãos, na Sala de Imprensa do Tribunal de Justiça,campanhacujoobjetivoé desmitificar o tema da doação de órgãos e encorajar a discussão do assunto no ambiente familiar. Dois filmes publicitários,com abordagem bem humorada e inusitada,foram criadas pela agência Propague, de forma voluntária.
O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, esteve no ato e reafirmou o apoio institucional do Judiciário à iniciativa.No Brasil não é a falta de estrutura, mas sim a negativa familiar o principal motivo para a queda das Doações de Órgãos no Brasil. O número é alto e cresceu de 41% em 2012, para 47% em 2013 que repetiu no primeiro trimestre de 2014, segundo dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Em SC a negativa média foi de 43%.
A campanha explorou situações em que alguém sempre confidencia para a família algo desnecessário que poderia ter sido guardado somente para si. Geralmente, uma opinião ou informação constrangedora ou desconfortável que a família, no fundo, preferiria não ficar sabendo. E no final o conceito da campanha explica: "Tem coisas que a sua família não precisa saber. Mas se você é doador de órgãos, isso sim você precisa informar".
Esteve presente no evento de lançamento toda a rede de comunicação de Santa Catarina, bem como, estão dando apoio à causa com entrevistas nos Jornais e Tele Jornais; Bom dia SC, Jornal do Almoço ao vivo, RBS Notícias, Programa da RIC Record, TV Barriga Verde – Band, Programa no SBT, TVCom, Diário Catarinense, Jornal Notícias do dia.

Veja os filmes em nossa galeria de vídeos ou acesse clicando nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=eyL0gHytlyU

https://www.youtube.com/watch?v=ySHWxsj5E2c

A repercussão na mídia - acesse aqui os links de matérias na mídia sobre a nova campanha:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/florianopolis/v/sc-bate-numero-de-transplantes-de-orgao-e-campanha-quer-aumentar-numero/3518541/

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/07/entidade-lanca-campanha-estadual-sobre-importancia-de-se-declarar-a-familia-como-um-futuro-doador-de-orgaos-4558634.html

http://ricmais.com.br/sc/?s=campanha+de+doa%C3%A7%C3%A3o+de+orgaos

Foto sem legenda
03.07.14 APAR CONVIDADA- CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO- EM SÃO PAULO

A APAR convidada para participação no treinamentode Liderança e Planejamento Estratégico, dias30/06 e 01/07, no Hotel Transamérica Executive Chácara Santo Antônio, em São Paulo – SP.

Foto sem legenda
0l.07.14 AUDIÊNCIA COM O PROCURADOR SR. MAURÍCIO PESSUTTO

A APAR compareceu à audiência com o Procurador Sr. Maurício Pessutto, visando discutir o Inquérito Civil Público nº 1.33.000.000148/2013-71, o qual trata acerca da portaria 666 (assistência farmacêutica e disponibilização de medicamentos ao tratamento de pacientes renais). Além disso, procurou-se debater também a questão das vagas em hemodiálise que, atualmente, são insuficientes para atender a demanda.

Foto sem legenda
16.06.14 APAR AGORA É MEMBRO DA INTERNATIONAL ALLIANCE OF PATIENTS ORGANIZATION

A IAPO é uma organização internacional de associações de pacientes que trabalha com vistas ao fortalecimento dos mesmos, com foco prioritário na qualidade de vida desses pacientes.
Essa organização internacional dispõe de discussões e trocas de vivências que possam fortalecer as associações e os pacientes, possibilitando à APAR respaldar cada dia mais seus usuários.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
23.05.14 MAIS UMA PARCERIA ENTRE A APAR E O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FLORIANÓPOLIS – HU

Mais uma parceria entre a APAR e o Hospital Universitário de Florianópolis (HU). Representantes da APAR estiveram juntamente com a Enfermeira Alzira (HU) na Associação Amigos do HU para a entrega de cestas básicas aos usuários, além de um televisor a ser utilizado pela unidade de diálise do HU. Na ocasião foram recebidos pelo Sr. Pedro, presidente da Associação Amigos do HU.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
21.05.14 TRABALHO EM PARCERIA COM O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FLORIANÓPOLIS - HU

No dia 28 de abril de 2014 a Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina – APAR deu início ao programa na Unidade de terapia de tratamento renal substitutivo (hemodiálise) do Hospital Universitário de Florianópolis– HU. A parceria entre a associação e a equipe de profissionais da unidade de diálise resultou no trabalho de nossa Assistente Social junto aos usuários em tratamento renal substitutivo com intuito de estreitar os vínculos, levantar demandas, realizar encaminhamentos à rede, às políticas públicas, direitos trabalhistas, habilitação e reabilitação e direitos e garantias.


RESULTADOS INICIAIS:
Parceria com os Amigos do HU: a entrega das Cestas Básicas dar-se-á por intermédio dos Amigos do HU que estarão repassando aos usuários elencados para concessão;
Doação de TV para a unidade de diálise (que também conta com a parceria junto aos Amigos do HU);
Atendimento de fisioterapeuta disponibilizada pela APAR;
Empréstimos de cadeiras de rodas através de articulações com a rede;
Encaminhamento para prótese de membro inferior;
Encaminhamento de ação coletiva para fornecimento de medicação de alto custo;
Viabilização de outros medicamentos.

Foto sem legenda
15.04.14 PARTICIPAÇÃO NA I JORNADA DE ATUALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM DOENÇA RENAL CRÔNICA DA FUNDAÇÃO PRÓ-RENAL

Nos dias 11 e 12 de abril do corrente ano ocorreu aI Jornada de Atualização Multiprofissional em Doença Renal Crônica da Fundação Pró-Renal, promovido pelo Instituto de Educação Pró-Renal em Curitiba.
A Jornada contou com palestras de multiprofissionais e debates acerca de pontos atuais sobre a Doença Renal Crônica. (foto:Assistente Social da APAR).

02.04.14 APROVADO PARECER QUE RECONHECE PACIENTE RENAL COMO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou, na manhã desta quarta-feira (2), substitutivo da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) favorável ao Projeto de Lei nº 1.178/11, que reconhece os doentes renais crônicos como portadores de deficiência.

31.03.14 LEI nº 9490 DE 20 DE MARÇO DE 2014 INSTITUI O TRANSPORTE PARA O PACIENTE RENAL-FPOLIS

Foi promulgada a Lei nº 9490 de 20 de março de 2014 que institui o serviço de transporte para os pacientes com doença renal crônica que residem no município de Florianópolis.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
13/03/2014 - DIA MUNDIAL DO RIM

No dia mundial do Rim deste ano a APAR realizou campanha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, e contou com o apoio dos Hospitais, Clínicas e Secretarias de Saúde do Estado e Município para divulgação.
O trabalho desenvolvido contou com fixação de faixas em locais estratégicos e distribuição de material com o tema "1 em 10: o rim envelhece, assim como nós!", um alerta a necessidade de prevenção das Doenças Renais.
Além disso, dois representantes da APAR estiveram em Brasília para participar do movimento nacional da campanha,gerando a divulgação na imprensa local e nacional, bem como, manifestação junto ao congresso com o teor da campanha demonstrado a partir da exposição da figura de um rim, “III Seminário "Renais Crônicos e Transplantados" e caminhada até palácio do governo, para entrega das Reinvindicações do Movimento de Renais com 21.000 assinaturas, que proporcionou audiência no Ministério da Saúde com Sr. Dr. José Eduardo Fogolin Passos (Coordenador Geral de Média e Alta Complexidade), ficando definido entre outras, grupo de renais de cada região para avaliação e acompanhamento de políticas para os renais do Brasil.
A Defensoria Pública da União também apoiou a APAR nesta campanha e, no dia de ontem, todos trabalharam vestindo a camisa e fazendo distribuição de material de divulgação durante os atendimentos.
A APAR agradece aos parceiros e todos os envolvidos na campanha do Dia Mundial do Rim!

Foto sem legenda

07.03.14 AUDIÊNCIA COM DEFENSORES PÚBLICOS DISCUTE A COPARTICIPAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE PARA PACIENTES RENAIS

A APAR participou de audiência com os Defensores Públicos do Estado Dayana Luz, Daniel D. Bastos e Thiago Yukio Guenka Campos, onde estiveram discutindo o direito de isenção da coparticipação nos serviços de hemodiálise/diálise pelos planos de saúde. (isenção nos casos de radioterapia, quimioterapia e hemodiálise).

Foto sem legenda
18.02.14 CERIMÔNIA DE ASSINATURA DOS CONVÊNIOS DE COFINANCIAMENTO DE ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS

A cerimônia de assinatura dos convênios de subvenção para o exercício de 2014, firmado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, para a assinatura do convênio de cofinanciamento na área de Habilitação e Reabilitação e no âmbito de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos.

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
17.02.14 II DIÁLOGO SOCIAL EM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS

A APAR convidada a participar do evento "II Diálogo Social em Doenças Renais Crônicas" que ocorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro em São Paulo, onde foi representada pelo presidente Humberto Floriano Mendes e Paulo Marques, tesoureiro da associação.

O Evento contou com a participação da representante do Ministério da Saúde, Aline Silveira Silva, que abordou o tema "A participação da sociedade civil nos processos de avaliação e incorporação de tecnologias em saúde".
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar casos práticos para debate e construção a partir das experiências das outras entidades engajadas na luta em prol da congregação do doente renal crônico. Fizeram-se presentes entidades de diversas regiões, para a ampliação do conhecimento através do debate e da importante capacitação permanente.

14.02.14 REUNIÃO COM FARMACÊUTICA DA FARMÁCIA ESCOLA UFSC/PMF

APAR convidada pela Farmacêutica Marina Mattozo a participar de uma reunião junto a Farmácia Escola UFSC/PMF. Trata-se de uma conversa com os usuários/pacientes da Farmácia Escola e a instituição (APAR), visando a melhoria de acesso aos medicamentos.

26.01.14 DEFENSOR PÚBLICO DA UNIÃO S.C. COMENTA AÇÃO DA APAR

Defensor Público da União/SC Dr. Gabriel Faria Oliveira, em entrevista na RBS/TV /Globo) desta sexta-feira (24), fala sobre os serviços prestados pela Defensoria Pública da União, principalmente na área da saúde e comenta a ação da APAR-
Veja comentário a partir da METADE DO VIDEO

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/homem-aguarda-ha-2-anos-por-cirurgia-e-nao-e-o-unico-na-fila/3100190/

Foto sem legenda
Foto sem legenda
Foto sem legenda
21.01.14 Visita dos representantes do Governo do Estado e Secretaria de Direitos Humanos/PRONATEC

Representantes do Governo de Santa Catarina/ Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação Sr. Marcondes Marchetti, gestor Estadual do Plano Viver sem Limites,e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Sra. Stela Rosa.
Objetivo de apresentar, expandir e democratizar o PRONATEC, educação profissional e tecnológica no país. Entre as iniciativas, Bolsa-Formação, que oferece cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada, também conhecidoscomo cursos de qualificação profissional.
Todas asvagas do Pronatec poderão ser acessadas por pessoas com deficiência. (PRONATEC- Viver sem Limites).

Foto sem legenda
13.01.14 ENCONTRO JUNTO A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO/SC, BUSCA FORNECIMENTO DO MEDICAMENTO E OUTRAS DEMANDAS


A Defensoria Pública da União (DPU) em Santa Catarina, pelo defensor público federal Dr. Gabriel Faria Oliveira, abriu processo de assistência jurídica gratuita em prol de portadores de doenças renais crônicas que buscam o fornecimento de medicamentos. O defensor também se comprometeu a auxiliar na busca por soluções para outros problemas relatados pelos representantes da APAR, como a falta de leitos e a necessidade de turno adicional para as sessões de diálise e na garantia de direitos e garantias.

OUTRAS AÇÕES

1- Confecção e distribuição de 1.470 camisetas, alusivas às campanhas de doação de órgãos;
2- Nosso site http://www.aparsc.org.br recebeu mais de 33.236 visitas de internautas, totalizando hoje 117.794 acessos, além do alcance em nossa página no Facebook;
3- Distribuição de cestas básicas 1.020, Medicamentos e Suplementos 2678 anuais, entre outros benefícios;

4 - PARCERIAS

1-OAB – Cidadã/Seccional de Santa Catarina;
2- Fundação Nova Vida;
3- CONEDE Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência;
4- Ministério Público Federal;
5- Procuradoria da República em S.C;
6- Vara Federal Criminal e Ambiental de Florianópolis;
7- Promotoria de Justiça da Comarca da Capital/Fórum Norte da Ilha e Central, para defesa e garantia dos direitos, definidos no Estatuto Social da APAR;
8- Renovação de convênio com a Prefeitura Municipal de Florianópolis nas áreas Social e Saúde e Conselho Municipal de Assistência Social, possibilitando ofertar maiores benefícios e serviços aos pacientes renais;
9- Renovações das titulações de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal (OSCIP);
10-Filiada à Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais do Brasil (FENAPAR);
11-Receita Federal,
12-Defensoria Pública da União;
13 –SC.Transplantes.

Finalmente, os atendimentos GRATUITOS individuais aos pacientes e seus familiares estão em consonância com a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social nº27/2011, no que diz respeito às ações de defesa e garantia de direitos, atuando de forma continuada, permanente e planejada, prestando serviços e executando programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas às deliberações do CNAS.


Obs. 1- Outras informações em nosso site: www.aparsc.org.br ou pelo Facebook.
2- Em breve estaremos divulgando a contabilidade de 2014:
Base de Cálculos;
Origens dos recursos-Receitas Totais;
Aplicação dos Bens-Despesas Totais;
Indicadores Sociais Internos e Externos.

 

BASE DE CÁLCULO

 

2011

VALORES

2012

VALORES

2013

VALORES

2014

VALORES

2015

VALORES

Receita bruta (RB)

417.036,41

149.875,46

433.208,60

183.950,16

508.111,94

Receita líquida (RL)

417.036,41

149.875,46

433.208,60

183.950,16

508.111,94

Resultado operacional (RO)

208.616,97

83.814,17

179.525,27

-147.375,22

211.869,55

Folha de pagamento bruta (FPB)

0,00

0,00

0,00

12,073,01

35,391,69

ORIGEM DOS RECURSOS - RECEITAS TOTAIS

 

2011

VALORES

2012

VALORES

2013

VALORES

2014

VALORES

2015

VALORES

Governos (federal, estadual e municipal)

286.721,51

78.760,74

377.108,60

154.386,84

505.537,52

Empresas (local, nacional e estrangeira)

42.800,00

40.834,77

42.000,00

16.717,32

-

Institutos e Fundações (local, nacional e estrangeira)

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Contribuições de pessoas físicas

11.589,09

13.756,00

14.000,00

12.846,00

14.909,00

Contribuições

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Prestação de serviços e venda de produtos

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Receitas financeiras (Fundos próprios)

46.221,44

15.000,00

13.160,73

11.541,69

17.663,38

Patrocínios

11.488,37

13.306,95

00,00

17.000,00

20.700,00

Outras receitas

18.216,00

16.973,00

18.516,00

9.258,00

20.059,00

APLICAÇÃO DOS RECURSOS – DESPESAS TOTAIS

 

2011

VALORES

2012

VALORES

2013

VALORES

2014

VALORES

2015

VALORES

Projetos, programas e ações (excluindo pessoal)

60.022,56

104.743,42

142.957,74

171.104,16

 173.942,10

Pessoal (salários, benefícios e encargos)

0,00

0,00

0,00

16.970,34

35.391,69

Despesas operacionais

143.499,44

125.137,99

141.240,75

97.585,31

316.206,17

Despesas com impostos e taxas

3.176,00

2.706,46

00,00

00,00

1.025,02

Despesas financeiras

1.721,14

1.101,76

1.161,57

1.600,38

2.296,17

Capital (máquinas, instalações e equipamentos)

15.007,00

1.148,70

6.700,00

39.357,60

31.242,17

Outras despesas

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

INDICADORES SOCIAIS INTERNOS

 

2011

2012

2013

2014

2015

 

VALOR

%RB

VALOR

% RB

VALOR

%RB

VALOR

%RB

VALOR

%RB

Alimentação

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Encargos sociais compulsórios

0,00

 

0,00

 

0,00

 

4.156,21

 

8.595,36

 

Previdência privada

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Saúde

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Segurança e saúde no trabalho

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Transporte

11.682,00

2,80

8.818,83

5,88

10.213,18

2,36

1.411,20

 

1.953,00

 

Educação

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Cultura

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Capacitação e desenvolvimento profissional

25.886,27

6,21

7.650,00

5,10

6.853,00

1,59

8.908,90

 

19.465,42

 

Creches ou auxílio-creche

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Seguros e empréstimos

0,00

 

0,00

 

0,00

 

2.251,16

 

3.405,12

 

Outros

20.924,93

5,02

22.500,00

15,01

7.534,00

1,74

10.170,90

 

0,00

 

Total

58.493,20

14,03

38.968,83

25,99

24.600,18

5,68

26.898,37

 

35.273,60

 
INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS

 

2011

2012

2013

2014

2015

 

VALOR

% RB

VALOR

% RB

VALOR

% RB

VALOR

% RB

VALOR

% RB

Educação

0,00

 

10.260,00

6,85

0,00

 

10.000,00

 

4.913,00

 

Cultura

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Saúde e Saneamento

0,00

 

5.400,00

3,60

12.000,00

2,78

22.664,62

 

13.888,78

 

Esporte

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Combate à fome e segurança alimentar

45.552,40

10,92

43.200,00

28,82

53.592,00

12,38

73.242,00

 

107.630,83

 

Obras públicas

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Campanhas públicas

44.580,80

10,69

32.500,00

21,68

15.000,00

3,46

32.000,00

 

16.423,60

 

Doações (financeira, produtos, serviços, etc)

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Outros

14.470,16

3,47

0,00

0,00

00,00

 

69.300,00

 

14.456,23

 

Total das contribuições para a sociedade

104.603,36

25,08

91.360,00

60,95

80.592,00

18,60

207.206,62

 

157.312,54

 

Tributos (excluídos encargos sociais)

3.176,30

0,76

0,00

0,00

0,00

 

0,00

 

0,00

 

Total

101.427,06

24,32

91.360,00

60,95

80.592,00

18,60

207.206,62

 

157.312,54