CITOMEGALOVÍRUS

É um vírus muito comum na população em geral.É causa freqüente de doenças em pessoas cujo sistema iminológico não funciona bem, como pacientes infectados pelo HIV e receptores de transplantes de órgãos sólidos(TOS). Nos receptores de TOS, o CMV pode provocar pneumonite, hepatite, encefalite e doença gastrintestinal, bem como efeitos indiretos, incluindo redução da sobrevida do paciente em longo prazo, aumento dos riscos de infecções oportunistas e disfunção do enxerto.

 

REJEIÇÃO

Processo pelo qual o sistema imunológico reconhece o órgão transplantado como estranho e ativa o sistema de defesa para destruí-lo.


DIÁLISE

Procedimento de depuração extra-renal, permitindo extrair os resíduos tóxicos acumulados, pela limpeza do sangue por um filtro acoplado a uma máquina (hemodiálise) ou através da cavidade peritoneal, que é irrigada por uma solução ligeiramente hipertônica.


LÚPUS

Lesão cutânea, destrutiva, semelhante a mordida de lobo.[Atualmente o termo só é usado quando acompanhado do adjetivo que especifica o tipo: Lúpus eritomatoso(doença do tecido conjuntivo de origem desconhecida, que apresenta sinais gerais tais como febre, emagrecimento) e manifestações cutâneas, cardiovasculares, renais, nervosas e articulares, dentre outras e Lúpus vulgar(forma de tuberculose cutânea).


NEFROLOGISTA

Médico que se ocupa das doenças renais.


CARDIOLOGISTA

Médico que se ocupa das doenças do coração e dos grandes vasos.


GLOMERULONEFRITE

Forma de doença em que os vasos sangüíneos são atingidos.


GLÂNDULAS

Conjunto de células que secretam ou excretam substâncias que não se relacionam com as suas necessidades habituais.


GLOMÉRULO

Tufo de vasos sangüíneos ou fibras nervosas.


ANEMIA

Fraqueza, debilidade.


CREATININA

Produto do metabolismo muscular excretado na urina. As concentrações sangüíneas são a expressão da função renal. Com a sua deterioração, a capacidade do rim para excretar a creatinina diminui e sua concentração aumenta no sangue.