Saiba mais nessa seção a respeito dos medicamentos genéricos:


MEDICAMENTOS GENÉRICOS

Os genéricos são medicamentos vendidos através do nome de substância ativa ( é a substância que efetivamente cura), e não possuem uma marca comercial. Têm eficácia comprovada através de testes de bioequivalência que buscam demonstrar que o medicamento genérico pode substituir de forma segura e eficaz o medicamento de referência.


MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA

Os medicamentos de referência, também conhecidos como medicaentos de marca, são, em sua maioria, inovadores, com os quais foram gastos muitos recursos em pesquisa, desenvolvimentos e propaganda, compensados mais adiante pela proteção patentária durante um período de tempo. Encerrado este período de proteção, poderá ser lançada a medicação genérica correspondente.


MEDICAMENTOS SIMILARES

Os medicamentos similares são parecidos com os medicamentos de marca. Eles possuem o mesmo princípio ativo, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de marca registrado no órgão federal de vigilância sanitária. Mas eles podem diferir em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo. Como o próprio nome diz, similar é parecido e não é exatamente igual.


DIFERENÇA ENTRE GENÉRICOS E SIMILARES

O genérico é o único medicamento que possui a bioequivalência comprovada em relação ao medicamento de marca. Ou seja, o medicamento genérico é o único que possui todos os quesitos e tem o mesmo efeito do medicamento de marca.
Os medicamentos similares não apresentam teste de bioequivalência comprovada. Por isso, não podem ser considerados intercambiáveis. Além disso, os medicamentos similares são identificados por nome comercial ou marca, enquanto os medicamentos genéricos são identificados pelo nome de seu princípio ativo, por uma faixa amarela na parte inferior da caixa e uma letra maiúscula “G” escrita em azul-marinho.


MEDICAMENTO GENÉRICO É MAIS BARATO

O genérico é mais barato porque substitui um medicamento de marca que teve sua patente expirada. Dessa forma, não foram necessários, para sua produção, pesados investimentos em pesquisas, uma vez que as formulações já foram definidas e testadas pelo medicamento de referência, o que garante com total segurança sua substituição por um genérico. Outro motivo que o torna mais barato é o fato de ser comercializado sem um nome comercial e sim pelo nome de seu princípio ativo. Sendo assim, existe uma redução nos gastos com marketing, uma vez que não existe uma marca comercial a ser divulgada.


VANTAGENS DO MEDICAMENTO GENÉRICO

A grande vantagem que o medicamento genérico proporciona é a economia em relação ao medicamento de referência, que varia em média pela metade do preço. Com a qualidade atestada pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – somente o genérico pode substituir um medicamento de marca.


Tatiana Becker
Farmacêutica CRF 3683
Farmácia SESI Trindade - Florianópolis


CONSULTA REMÉDIOS

Acessando o link abaixo, você poderá fazer uma consulta rápida e simplificada de medicamentos.
O site traz informações como o fabricante, as substâncias ativas, genéricos disponíveis no mercado e até o valor dos medicamentos.
http://www.consultaremedios.com.br/