- Os rins são dois órgãos localizados na parte de trás do abdômen. Sua função é filtrar o sangue, dele removendo os resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo e também sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidade excessivas.

- Os rins também produzem hormônios responsáveis pelo controle da pressão arterial e pela produção e liberação de glóbulos vermelhos pela medula óssea, o que evita a anemia.

- O sangue chega aos rins através das artérias renais que, no interior dos rins, dividem-se em vasos cada vez menores até que formam enovelados de vasos muito finos que constituem os glomérulos.

- Em cada rim existem milhões de glomérulos que são os verdadeiros filtros do sangue. Quando o sangue passa através desses pequenos vasos o excesso de líquidos e sais será eliminado e inicia-se a formação da urina que, após atravessar vários tubos e sofrer várias transformações será eliminada para um tubo comum, o ureter e então para a bexiga e uretra.

- Aproximadamente 2 mil litros de sangue passam pelos rins todos os dias, sendo produzidos ao final 1,2 litros de urina por dia. Se os nossos rins estiverem com sua função preservada, quanto mais líquidos tomarmos, mais urina será produzida.